Desenvolvimento Mobilie …

Aplicativo móvel ou aplicação móvel, comumente conhecido pelo seu nome abreviado, do plural, ‘Apps’, são programas que você instala em seu celular ou em outro dispositivo móvel, como por exemplo, um tablet.

Apps podem ajudá-lo a melhor gerenciar o seu negócio, como uma alternativa que podem tornar os processos mais eficientes. Apps podem ser usados pela equipe de marketing para gerenciar uma rede de contatos através de redes sociais, fazer o monitoramento de projetos que podem aumentar a produtividade da equipe, e em praticamente todas as áreas de uma empresa, desde a parte estratégica, ao operacional, passando até por departamentos com processos tradicionais e regulamentados como Rh e Financeiro.

A tecnologia evolui rapidamente, gerando mudanças na cultura corporativa, independente da natureza do negócio, por isso muitas empresas começam a surfar esta onda das aplicações móveis, os ‘Apps’.
Quando pensamos na criação de um aplicativo, além das suas características e funcionalidade, você sabe se quer desenvolver um App nativo, uma web App ou um App híbrido?

Saiba que, cada um é desenvolvido de uma maneira e você deve pensar quais funções seu App oferecerá aos usuários. O principal objetivo é que seu aplicativo sempre deve oferecer uma boa experiência ao usuário, então você deve analisar aquele tipo de desenvolvimento que conseguirá suprir as necessidades deles.

Aplicativo nativo (APP) é o mais comum, é aquele que é programado em uma linguagem exclusiva para um sistema operacional e se encontra nas App Stores. Existem dois tipos de sistemas operacionais dominantes nos smartphones: Android e iOS.

Por serem programados exclusivamente para o sistema operacional, o aplicativo nativo é mais rápido e confiável que os demais. Apresentam uma melhor experiência para o usuário, por conseguir utilizar todos os recursos oferecidos pelos smartphones como câmera, GPS e notificações.

Os custos também podem ser um pouco mais elevados, para manter os aplicativos em cada App Store. Mas a opção do seu usuário baixar seu aplicativo, usá-lo offline e o bom desempenho que ele terá valem o investimento.

WEB APP não é exatamente um aplicativo, não estará disponível nas App Stores. Trata-se um site desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis, possui uma programação que reconhece que o usuário está acessando por um smartphone e se adapta a ele.

O Web App necessita de conexão constante com a internet para ser acessado e não consegue utilizar todas as funcionalidades do seu dispositivo. São um pouco mais lentos que os aplicativos nativos, por não serem integrados ao sistema operacional. Porem o desenvolvimento leva menos tempo o que faz com que o projeto tem um custo menor e por usar apenas um código suas atualizações são mais simples e rápidas.

APP HÍBRIDO é uma mistura de um aplicativo nativo e um web App, são construídos de maneira alternativa a nativa, é capa de ser construído em um único código fonte para ambas as plataformas Android e IOS, sendo assim pode estar disponível nas App Stores Já o custo para o desenvolvimento híbrido é bem reduzido, bem como a demanda de prazo para o desenvolvimento, visto que um único código é capaz de gerar o app para ambas as plataformas.

Mas afinal, qual é o melhor?

Não existe uma resposta para essa pergunta, tudo depende do propósito do seu aplicativo. Aumentar a produtividade da equipe, automatizar processos, se aproximar dos clientes ou fortalecer a marca. São várias as possibilidades e razões para sua empresa possuir um aplicativo.

Outro ponto importante o quanto você tem para investir, o tempo de desenvolvimento planejado e as funcionalidades que o aplicativo terá.

Lembre-se do foco em garantir uma boa experiência para o usuário. O aplicativo só será um sucesso se ele resolver o problema das pessoas, de maneira fácil e prazerosa.

Por isso, nós da Web365, utilizamos toda nossa inteligência e experiência para entender sua necessidade e construir o tipo de App perfeito o seu negócio